Um azeite brasileiro pode ser produzido com azeitonas Arbequina, Koroneiki ou Frantoio.
No catálogo do Conselho Internacional do Azeite, essas variedades aparecem associadas, respectivamente, à Espanha, à Grécia e à Itália. A presença delas em olivais brasileiros não constitui uma contradição.
O país associado à origem de uma cultivar e o território onde suas plantas são cultivadas são informações diferentes.
As variedades de oliveiras podem circular, serem multiplicadas e passarem por avaliações em outros ambientes. O azeite produzido com seus frutos precisa ser localizado pela procedência da produção, não apenas pelo nome da planta.
Essa distinção ajuda a compreender por que os nomes encontrados em garrafas não funcionam como uma lista de nacionalidades do azeite.
Neste artigo
Variedade de oliveira não é uma espécie diferente
Arbequina, Koroneiki e Frantoio são nomes de cultivares de oliveira, não de três espécies diferentes. Na literatura agronômica, cultivar identifica uma variedade cultivada com características que permitem distingui-la de outras.
Essa identificação importa para estudar crescimento, reprodução, frutos e outras respostas da planta. Entretanto, o nome não descreve sozinho todas as condições em que ela será cultivada.
Também é necessário usar as denominações com precisão. O catálogo do Conselho Internacional do Azeite apresenta entradas separadas para Manzanilla Cacereña e Manzanilla de Sevilla. Da mesma forma, distingue Picholine du Languedoc de Picholine Marocaine.
Abreviar tudo para “Manzanilla” ou “Picholine” pode eliminar uma diferença relevante. Antes de atribuir origem, características ou usos, é preciso saber qual cultivar a fonte está descrevendo.
A origem da cultivar e a procedência do azeite
O catálogo internacional associa variedades a países de referência. Entre os exemplos estão:
| Cultivar | País associado no catálogo |
|---|---|
| Arbequina | Espanha |
| Koroneiki | Grécia |
| Frantoio | Itália |
| Cobrançosa | Portugal |
Essa informação ajuda a organizar o conhecimento sobre a diversidade cultivada. Não significa que todas as árvores dessas variedades estejam naquele país, nem que qualquer azeite produzido com elas tenha essa procedência.
Imagine um olival brasileiro identificado como Arbequina. O nome informa a cultivar plantada. Para localizar a produção de azeite, será necessário conhecer o lugar de cultivo, a colheita e a extração.
São perguntas complementares: qual é a planta utilizada e onde ocorreu a produção? Confundi-las pode levar o leitor a interpretar um nome de variedade como declaração de importação.
Como as variedades chegam a outros lugares
A circulação das oliveiras envolve material vegetal e conhecimento técnico. Um dos caminhos utilizados para obter novas plantas é o enraizamento de estacas, isto é, de partes retiradas de plantas existentes.
Um estudo conduzido com material do banco de germoplasma da Epamig, em Maria da Fé, avaliou o enraizamento de estacas de 35 cultivares, coletadas em duas épocas do ano. O experimento mostra que a multiplicação das plantas também é objeto de pesquisa.
Não basta, portanto, identificar uma cultivar desejada e transportá-la para outro território. Produção de mudas, identificação do material e avaliação de seu comportamento fazem parte do estabelecimento do cultivo.
Esse processo permite compreender a presença de nomes associados a diferentes países em coleções experimentais brasileiras.
Ele não autoriza reconstruir a rota de introdução de cada variedade sem documentos próprios. A existência de uma planta em uma coleção é uma evidência de presença, não uma história completa de sua chegada.
O cultivo brasileiro confirma essa circulação
A Radiografia da Agropecuária Gaúcha de 2025 relaciona Arbequina, Koroneiki, Picual, Arbosana, Frantoio, Coratina e Manzanilla entre as principais variedades cultivadas no Rio Grande do Sul.
A relação não transforma essas cultivares em variedades de origem brasileira. Ela documenta seu cultivo no estado.
Na Mantiqueira, estudos realizados no campo experimental de Maria da Fé também avaliaram diferentes materiais.
Uma pesquisa publicada em 2012 acompanhou dez cultivares durante três ciclos agrícolas e identificou diferenças no calendário de florescimento, no desenvolvimento dos frutos e no teor de lipídeos.
O resultado ajuda a entender por que a seleção de plantas depende de observações locais. Uma cultivar conhecida em outro país precisa ser estudada nas condições em que será utilizada.
A distribuição das variedades, assim, acompanha tanto a circulação de material vegetal quanto o trabalho de avaliação e adaptação. O mapa da origem e o mapa do cultivo não precisam coincidir.
Mudar de território não significa criar outra cultivar
Uma planta cultivada em outro país pode continuar pertencendo à mesma cultivar. Isso não significa que seu desempenho será idêntico em qualquer ambiente.
No estudo de Maria da Fé, os pesquisadores observaram diferenças de florescimento entre cultivares e entre ciclos. Também destacaram a importância de conhecer os períodos de floração para avaliar a combinação de plantas utilizadas na polinização.
Essas observações se referem ao local, aos materiais e aos anos investigados. Não devem virar uma regra universal para todos os olivais.
A distinção é útil: identidade da cultivar e comportamento no cultivo não são a mesma informação. O nome permite reconhecer o material estudado; os resultados mostram como ele respondeu nas condições observadas.
Por isso, afirmar que determinada variedade “se adapta a qualquer clima” ou sempre entrega o mesmo resultado elimina justamente o que os estudos procuram verificar.
Uma denominação de origem acrescenta outras condições
O nome da cultivar também não equivale a uma denominação de origem protegida.
No caso espanhol de Montes de Toledo, a documentação da Comissão Europeia relaciona o azeite a uma área delimitada e ao uso da variedade Cornicabra, com requisitos de produção.
A cultivar é uma parte desse conjunto. Plantar Cornicabra em outro território não basta para identificar o azeite como Montes de Toledo.
Essa diferença evita tratar a variedade como um selo territorial. Um nome pode identificar a planta; outro pode identificar uma origem reconhecida, com condições próprias. Para compreender a informação, é necessário verificar qual desses elementos está sendo apresentado.
O mesmo cuidado vale para medalhas. O reconhecimento de um produto em concurso não se transfere automaticamente a todos os azeites feitos com a mesma cultivar. A interpretação dos azeites premiados depende do produto, da categoria e da edição avaliados.
Por que conservar variedades em coleções?
A circulação pode ampliar os lugares de cultivo, mas não elimina a necessidade de conservar e identificar a diversidade.
O Conselho Internacional do Azeite coordena uma rede de bancos de germoplasma. Essas coleções mantêm materiais vivos, apoiam sua caracterização e permitem pesquisas sobre características agronômicas e respostas ambientais.
A rede também distingue a conservação em coleções daquela realizada nos próprios olivais. As duas abordagens ajudam a compreender por que conservar uma variedade envolve mais que registrar seu nome.
Para estudar plantas, é necessário ter acesso ao material e conhecer sua identificação. Uma lista de nomes por país não substitui esse trabalho.
O que o nome permite concluir
Ao encontrar uma cultivar no rótulo ou na descrição de um olival, convém separar três informações:
- Identidade da planta: qual cultivar foi utilizada?
- Referência de origem: a qual território ela está associada na documentação?
- Procedência da produção: onde foram cultivados os frutos e produzido o azeite?
A resposta a uma dessas perguntas não resolve automaticamente as demais.
Uma Arbequina cultivada no Brasil pode continuar sendo identificada como Arbequina, sem que o azeite seja espanhol. Da mesma forma, o cultivo em outro ambiente exige avaliação própria, sem apagar a identidade do material.
Compreender essa circulação revela uma geografia mais precisa das oliveiras: variedades associadas a determinados territórios participam de cultivos, pesquisas e produções em outros lugares.
Fontes e referências
- Conselho Internacional do Azeite – Catálogo mundial de variedades de oliveira.
- Silva e colaboradores – Enraizamento de estacas semilenhosas de cultivares de oliveira.
- Oliveira e colaboradores – Características fenológicas e físicas e perfil de ácidos graxos em oliveiras no sul de Minas Gerais, 2012.
- Secretaria da Agricultura do RS – Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2025, seção Oliveiras.
- Comissão Europeia – Montes de Toledo DOP.
- Conselho Internacional do Azeite – Rede de bancos de germoplasma e conservação das oliveiras.
Para explorar mais
- Catálogo mundial de variedades: nomes e países associados às entradas.
- Pesquisa em Maria da Fé: comparação de cultivares em condições locais.
- Bancos de germoplasma do Conselho Internacional do Azeite: conservação e caracterização do material vegetal.
Imagem Destacada
Azeitonas Picual colhidas em Los Navalmorales, Toledo, Espanha, identificam uma cultivar e um lugar concreto de cultivo. Fotografia: LBM1948, via Wikimedia Commons. Licença CC BY-SA 4.0.
